top of page

Visita ao Projeto Limites Invisíveis

Coimbra, 2 de março, 10h da manhã

À porta do Jardim de Infância, os autocarros estão prontos a arrancar rumo ao Choupal! Desta vez, os contemplados a visitar o Projeto Limites Invisíveis são das salas dos Leões e das Tartarugas… Antes mesmo da partida, dá para perceber todo o entusiasmo pelos sorrisos e pelas exclamações dos mais novos.


Já no Choupal, ainda é preciso fazer uma curta caminhada até chegar à Casa da Mata. A passo lento, a pequenada lá vai… Ouvem-se os passarinhos, aprecia-se a tartaruga gigante, passa-se uma ponte, descodificam-se umas pegadas e eis que se vislumbra a Casa. Mas não é a Casa que mais capta a atenção. Todo o espaço envolvente convida à brincadeira! Como se já conhecessem o local, é quase intuitivo: largam os casacos e correm para brincar…


Por entre saltos de tronco em tronco, escavações na caixa de areia, transporte de paus gigantes, troca de experiências entre as crianças que vivem a rotina do Projeto e as visitantes, passaram quase duas horas… E ninguém deu pelo tempo passar.


A verdade é que é tempo de regressar mas não sei antes passar pela mesa dos desenhos… E ouve-se a educadora: “Preferem fazer desenhos ou saltar nas poças?”. A resposta saiu em uníssono e foi instantânea. Minutos depois das despedidas da Casa da Mata, a alegria foi contagiante. O colorido das galochas e dos impermeáveis foi respingado aos poucos pelo escuro da lama da poça que voava com os saltos cada vez mais entusiastas da pequenada.


Mas agora era mesmo tempo de voltar, pois a hora de almoço já se avizinhava. O mais difícil foi salvaguardar os tesouros antes de entrar para o autocarro de regresso ao Jardim de Infância: paus, pedrinhas e flores foram elementos fundamentais. Tudo para que no próximo recreio no Jardim de Infância viajem um pouco até aos cheiros e sons do Choupal!


Para a próxima fica a promessa de um piquenique na Casa da Mata…


O projeto Limites Invisíveis é promovido pela Escola Superior de Educação de Coimbra, pela Universidade de Aveiro e pelo CASPAE e que tem como parceiros os Jardins de Infância dos Serviços Ação Social da Universidade de Coimbra e do Areeiro - Agrupamento de Escolas Coimbra Sul. O projeto defende programas de educação outdoor.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page